segunda-feira, 7 de maio de 2012

A sofisticação da reportagem: análise das reportagens da revista piauí - agora na internet


Depois de pouco mais de três anos, finalmente tomei um gole de vergonha e coloquei meu Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo. Meu trabalho foi um estudo sobre os recursos do jornalismo literário que são usados na revista piauí até 2008 e recebeu o nome de "A sofisticação da reportagem: uma análise dos recursos do jornalismo literário na revista piauí". Orientado pela professora doutora Milena de Castro Silveira e é um dos meus orgulhos da carreira  =D.

Esta foi a primeira vez que fiz um upload no 4shared, e pelo o que vi é preciso fazer login no site para baixar o arquivo. Caso haja algum problema, por favor me avisem que providencio um outro site para hospedar o arquivo. O link é este: http://www.4shared.com/office/wTA1335O/CONTIN_Alex_-_A_sofisticao_da_.html.

Vou aproveitar para divulgar um resumo do trabalho:


"O presente trabalho se dedica à análise da aplicação de recursos literários na redação das reportagens da revista Piauí. Através de uma revisão bibliográfica dos conceitos e história do jornalismo; contextualização do jornalismo como um gênero literário; jornalismo literário; reportagem; e jornalismo de revista. Também é apresentado um panorama sobre a revista Piauí explicando a origem de seu nome, criação, seções, conteúdos, leitores e tiragens. Suas reportagens são analisadas em uma pesquisa qualitativa que toma por base os livros teóricos sobre reportagem e jornalismo literário. São analisados desde o projeto gráfico da revista até a estruturação da reportagem." (CONTIN, p. 4)


E o primeiro parágrafo da introdução:


"Na correria do dia-a-dia poucos são aqueles que se dão o prazer de sentar no canto do sofá, parar o relógio por um tempo considerável e se entregar ao prazer de ler uma reportagem de fôlego e com conteúdo de qualidade. No meio de todas as notícias quentes que a imprensa apresenta aos seus leitores, alguns veículos ainda investem em textos que devolvem ao cotidiano da população o prazer pela boa leitura. A revista Piauí, é hoje um desses veículos. O presente trabalho se propõe a analisar a construção das reportagens dessa revista que há dois anos já se posiciona entre as mais lidas do Brasil e que expõe através de suas palavras a sofisticação do texto moderno resgatando os recursos literários utilizados por escritores clássicos brasileiros e internacionais. Diferentes maneiras de informar o mesmo leitor propiciam a análise de diversos recursos que valorizam a imagem a ser retratada e que foge das fórmulas convencionais propostas pela industrialização da notícia." (CONTIN, p. 6)


O trabalho foi enriquecedor e devo uma boa parte dele à colaboração da própria revista e à minha orientadora que fortaleceu em mim o gosto pela carreira acadêmica e pela redação de trabalhos científicos e analíticos como este - gosto esse que estou retomando (como já disse) com muito prazer na Unicamp.

Além do trabalho final, também (finalmente) coloquei uma apresentação que fiz para o dia da minha banca. Por não ser muito adepto dos padrões quadrados do rigor da ABNT, tentei inovar na apresentação do meu trabalho em três pontos. O primeiro foi a decoração da sala, fiz um varal com as edições da revista, como aqueles de literatura de cordel. O segundo foi a capa e contra-capa das versões impressas para a banca, que também incluí na versão de capa dura que está disponível na biblioteca do Isca. As capas foram feitas com duas imagens do Frankstein que estavam disponíveis no site da revista e tentei produzir uma capa parecida com as feitas pela publicação. E o terceiro ponto foi o vídeo feito com fotografias, ilustrações e capas da revista piauí.



O trabalho foi, como já disse, enriquecedor pra mim, espero que seja útil para curiosos e estudiosos.

2 comentários:

Rodrigo Piscitelli disse...

Eu acho que participei um pouco desta brilhante história rs!! Orgulho-me de ter feito parte de sua banca.

Um abraço.

Alex Contin disse...

Não só fez parte, como teve uma participação muito importante =D